Comentários sobre a China

Recentemente almocei, a trabalho para a BBC, com um empresário chinês. A China é atualmente a maior parceira comercial do Brasil (vendemos minério de ferro, soja, entre outros bens, e compramos aço, manufaturados etc).
Na avaliação deste empresário, cuja família se dividiu em 1949, parte ficando na China (e prosperando após as reformas econômicas de Deng Xiaoping) e parte fugindo (como no caso dele), o Brasil receberá investimentos maciços chineses nos próximos anos. Com muitas reservas financeiras, a China agora quer realizar o capital. “O Brasil tem sérios problemas de transporte, não tem ferrovias, e gargalos nos portos. Já os chineses têm o dinheiro”, resumiu.
E ele fez uma observação interessante sobre política internacional. Os EUA têm poderio militar mas também sérios desequilíbrios econômico-financeiros. Isto significa, segundo ele, que para viabilizar suas próximas guerras, os americanos terão que negociar com os chineses os aspectos financeiros da empreitada.
É o mundo pós-pós-Guerra Fria.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Política Internacional

4 Respostas para “Comentários sobre a China

  1. José A. de Souza Jr.

    Puro nonsense! Que dinheiro os chineses possuem? A moeda fiduciária americana? Só se nós brasileiros a aceitarmos em troca de mais alienação do patrimônio nacional. Também é enganador o comentário segundo o qual segundo o qual os americanos precisam pedir emprestado aos chineses. A última enxurrada de 600 bilhões de dólares é prova disso. Ou seja, os americanos simplesmente criam dinheiro para financiar o que quiserem enquanto o resto do mundo assim o aceitar. O problema é nosso, não deles.

    • rogeriojordao

      José:
      confesso que não sou economista, mas não acho que os americanos podem simplesmente fabricar dinheiro ad infinitum. Além do mais, a China tem imensas reservas em dólar….o jogo mudou…e quanto ao financiamento de guerras, o melhor é aguardar é observar…

  2. José A. de Souza Jr.

    Prezado Rogério:

    Muito do que os economistas escrevem é incompreensível até para eles mesmos. Existem, entretanto, alguns que “batem fora do bumbo”. Por favor, dê uma espiada neste post:

    http://neweconomicperspectives.blogspot.com/2010/03/chinese-are-coming-chinese-are-coming.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s