Igrejas americanas criam clubes da luta

Igrejas evangélicas americanas estão criando “clubes da luta” (no estilo Ultimate Fighting). A ideia é usar esses clubes para atrair a atenção dos jovens — e convertê-los. O New York Times fez uma matéria sobre o tema. (esta dica peguei no ótimo blog do jornalista Ricardo Lombardi). 

E no Rio de Janeiro, existe uma iniciativa chamada Luta pela Paz, no Complexo da Maré (conjunto de favelas). O trabalho é coordenado pelo inglês Luke Dowdney. Luke chegou ao Rio pelos idos de 1998 e foi dar aulas de inglês (por acaso fui seu aluno).

 Os anos se passaram, trabalhou no Viva Rio, escreveu e publicou um excelente livro sobre crianças no tráfico. Ex-lutador, fundou esta academia-projeto, que quer “superar a violência e promover o potencial de jovens através de esportes de luta e artes marciais, programas de educação e serviços de apoio juvenil”.

Recentemente Luke instalou um Luta pela Paz em Londres também. O site está aqui.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Cidadania

2 Respostas para “Igrejas americanas criam clubes da luta

  1. Como praticante de diversos estilos e instrutor de defesa pessoal, corroboro o pensamento segundo o qual as artes marciais são a melhor maneira de sublimar a violência e doutrinar o espírito arredio. Falo isso pela minha própria experiência na infância e na adolescência. Cada dia mais calminho, canalizando a energia para tarefas produtivas. Torço por esses tipos de projeto. Mas fiquei curioso em relação sobre UFC evangélico…

    Saudações

  2. Padre Evangelista

    Rapaiz, Jesus dando armlock?

    Sempre achei que cristianismo combinasse mais com Taichi e Aikidô, artes marciais tranquilas e suaves, do que com MMA e UFC, notoriamente violentas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s