Betinho conta história do Brasil em filme

beto

Aqui vai uma dica para professores e pessoas interessadas em cidadania de modo geral.

As produtoras Canal Imaginário e Via Fórum concluíram recentemente uma série chamada “Os Caminhos da Democracia”, baseada em depoimentos inéditos do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, sobre momentos importantes da história recente do Brasil. O filme foi produzido a partir de 10 horas de depoimentos com Betinho em seus dois últimos anos de vida (ele morreu em 1997) e narra acontecimentos da década de 1950 até a campanha contra a fome (1993). A série tem 5 episódios de 40 minutos cada. Todas as falas de Betinho contidas no filme são inéditas.

Conversei recentemente com a Cleyde Afonso, produtora do documentário histórico e que foi amiga de Betinho. Ela está rodando o Brasil, mostrando o material para professores do ensino público. Ela me disse que em Andradina (SP) alguns professores choraram ao ver o filme. Eles não tinham noção que na época da ditadura militar houve prisões, perseguições, tortura e exílio. Foi uma novidade.

 O documentário da Cleyde é de primeira qualidade. Ela faz um trabalho de formiguinha, buscando, por meio da educação, preservar a memória do país. Para interessados, vale dar uma olhada no site da produtora, com mais informações sobre a série e sobre como adquirir o pacote de DVDs.

Como Betinho é uma figura pública que ainda desperta imensa curiosidade, pode ser uma boa maneira de introduzir o tema na sala de aula para as novas gerações. Se os professores não sabiam o que se passou na época da ditadura miliar (1964-1985), o que saberão seus alunos?

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cidadania, História

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s