Pobreza nos EUA e no Brasil

 

0225pobres

Americanos na fila, para comer.

Recentemente o jornal El Clarin (veja aqui, em tradução do portal Vermelho) trouxe uma matéria sobre os americanos que vivem com os cupons de alimentação do governo, de US$ 6 por dia (ou R$ 14,00), valor a ser reajustado no plano de socorro de Barack Obama em 13%; a reportagem cita o blog de um repórter da CNN, Sean Callebs, que “viveu” dos cupons para realizar uma série de matérias para TV.

São 31 milhões de americanos (ou cerca de 10% da população) que recebem os cupons e expõem uma faceta pouco divulgada (ao menos antes da crise) pela imprensa brasileira, a da miséria nos EUA. Que não é de hoje, diga-se.

Cálculos da Food Research and Action Center (que se auto define como uma instituição sem fins lucrativos) apontam, por exemplo, que 38 milhões de americanos estão, já há algum tempo, em situação de insegurança alimentar (alimentação não adequada e, mesmo, fome).

Daria um estudo interessante comparar a fome nos EUA com a do Brasil.

Por aqui, 50 milhões de pessoas (28% da população) beneficiam-se do Programa Bolsa Família – e destas, 42,3 milhões continuam em situação de insegurança alimentar, apesar da renda extra (interessados em obter o levantamento completo com estes dados do Bolsa Família podem deixar uma mensagem que eu envio, ok?).

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Renda

6 Respostas para “Pobreza nos EUA e no Brasil

  1. Oi, Rogério!
    Acredito que tenho esse levantamento do Ibase nos meus arquivos. Trabalho com políticas públicas há algum tempo e hoje diretamente na Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do MDS. Tenho contato direto com o Programa Bolsa Família.

    Tu viu uma reportagem que saiu esse fim de semana no Estado de São Paulo?? Apesar de apresentar várias falhas (na minha opinião), aborda o assunto da desnutrição e obesidade infantil.

    Vamos “trocando” figurinhas a respieot de assuntos similares, ok?

    Abs.

  2. Cheguei ao blog pelo Rodrigo Viana e me deparei com este post sobre os dados do Bolsa Família. Desejo receber esses dados.
    Abraço!

  3. Leandro Faber

    Oi Rogério, sou professor de Geografia e gostaria de receber dados mais consistentes sobre o Bolsa Família.
    Obrigado.
    Leandro.

  4. roberto

    EUA ??? VAI SE TORNAR UM BRASIL! PAÍS RICO E POVO POBRE SERÁ????? SERÁ QUE CHEGARÁ A TANTO??? ME RESPONDAM NO MEU E-MAIL RPORCHAT336@HOTMAIL.COM

    ROBERTO PORCHAT-ADVOGADO E ANALISTA FINANCEIRO.

  5. renato silva lopes

    oi. se puder me mandar o levantamento eu fico muito agradecido. lordrenato.lopes@hotmail.com

    andei pesquisando sobre a pobreza nos eua e verifiquei que as informações na maior parte são muito superficiais e lacunares. agradeço pela ajuda. abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s