Cidade na Bahia é recordista em número de mulheres vereadoras

530489154_17c1366fe8

Os dados do TSE informam que em apenas 17 cidades brasileiras há maioria de mulheres nas Câmaras Municipais (e o número caiu: em 2004 este número era de 23).

Poderia render uma boa reportagem visitar a cidade de Dias D’ Ávila, na Bahia, a 53 km de Salvador. Lá, são 7 vereadoras para 3 vereadores. É a recordista brasileira no ramo.

Não faz muito tempo assisti a um documentário sobre um país nórdico (não me lembro qual), mostrando a chegada das mulheres ao parlamento – elas foram chegando, ao longo dos anos, até formarem maioria, ou quase.

Uma das deputadas dava um depoimento mais ou menos assim: “Os homens falavam demais, faziam discursos longos demais, sem grande objetividade. Fomos melhorando isto, hoje as coisas se resolvem com mais rapidez”.

Seria uma boa se em vez de cinco dúzias de mulheres no Congresso Nacional, tivéssemos 250…

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Política

5 Respostas para “Cidade na Bahia é recordista em número de mulheres vereadoras

  1. Valeria a pena não só conhecer a cidade baiana como procurar entender esse “fenômeno”..Não que seja algo negativo – antes, a meu ver, é altamente positivo, mas foge do normal.
    Grata pela visita, Rogério e parabéns por seu blog, tão bonito quanto interessante.
    Ana

  2. fatima

    Caro Rogério,
    Gostaria que mostrasse a lista de municípios, prefeitos eleitos e partidos dos prefeitos e, se possível, das vereadoras eleitas.
    Obrigada, átima

    Fátima:
    a ideia deste blog é oferecer dicas de leituras de cidadania e política, infelizmente não há como (não é esta a proposta) aprofundar certas informações, o que requereria tempo e recurso para investigações mais detalhadas. De todo modo, a informação sobre Dias D´Avila foi retirada da revista Democracia Viva número 41 do Ibase, que cita o TSE. Abaixo a lista dos municípios brasileiros onde há mais mulheres do que homens nas Câmaras Municipais (não tenho os dados de partidos):
    Dias D´Avila (BA), Senador la Rocque (MA), Jaramataia (AL), Itaubal (AP), Terra Nova (BA), Montanhas (RN), Patu (RN), Sitio Novo (RN), Ipaumirim (CE), Pires Ferreira (CE), Poranga (CE), Amarante do Maranhão (MA), São João do Manhuaçu (MG), Vitória do Xingu (PA), João Alfredo (PE), Contá (PR) e Pontal (SP).

  3. sapatariadf

    Oi Rogério!
    Que bacana essa notícia de Dias D’Ávila! Pessoalmente, também acho que quando as mulheres ocupam espaços políticos, as coisas tendem a se resolver mais rápida e eficazmente. Estou “postando seu post” na Sapataria, oK!
    Há braços! Jandira (da Sapataria)

  4. alysson

    muito obrigado

  5. Marjorie

    Gostaria muito dos nomes das mulheres eleitas.
    De todas as formas é indiscutivelmente agradável saber que as mulheres veem conquistando seu espaço na sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s