Guerra do Golfo I, 18 anos

 


No próximo dia 17 de janeiro completam-se 18 anos do início da invasão americana e aliada (bombardeios a Bagdá) ao Iraque — a primeira guerra do Golfo, comandada, na época, por Bush pai.

Foi também o primeiro conflito armado a ser televisionado ao vivo, o que ajudou a fazer da CNN o que ela é hoje (veja acima a transmissão – note as legendas: a equipe da TV aproveitou a “ocasião” para, em meio ao vendaval de informações, expor sua URL…).

Abaixo selecionei um trecho do livro Ao vivo do campo de batalha — do Vietnã a Bagdá, 35 anos em zonas de combate de todo mundo (pág 422), do jornalista Peter Arnett, correspondente da rede americana, um dos poucos jornalistas que permaneceram em Bagdá, em que descreve aquele momento:

“Estávamos agitados demais para dormir. Um pouco depois das duas horas da manhã, Mark Biello começou a instalar as Câmeras nas janelas, para o caso de acontecer alguma coisa lá fora. Nic estava conversando comigo.
Olhei pela janela. Não havia lua no céu de Bagdá, “uma noite de bombardeio”, alguém me disse certa vez, no Vietnã, quando os aviões podem chegar sorrateiramente, sem serem vistos.
Nic inclinou a cabeça para o lado. Estava ouvindo aviões? Eu disse que ele devia estar sonhando. Ele atravessou o corredor para um quarto com as janelas abertas e voltou correndo, muito corado.
–Todos os cachorros da redondeza enlouqueceram. Estão latindo como desesperados — gritou ele.
Radar de cachorro?
No minuto seguinte, um relâmpago imenso iluminou o céu. Olhei para Nic. Parecia que as suas entranhas tinham descido para as calças. Balancei a cabeça, sem poder acreditar. Os entendidos haviam dito que o presidente Bush devia esperar alguns dias antes de começar o bombardeio.
O estacato dos tiros confirmou o começo da guerra. Olhei para o relógio, para gravar no tempo o momento histórico: 2:32h da manhã”.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em História, Mídia

Uma resposta para “Guerra do Golfo I, 18 anos

  1. nossa! lembrava vagamente de algumas coisas… mas esse vídeo… complicado isso… by the way, bem legal seu blog… !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s