Noor, uma novela da discórdia

“Um casal muçulmano que resolve seus problemas por meio do diálogo, consome bebidas alcoólicas e faz sexo antes do casamento”. Com estas palavras a revista Lê Monde Diplomatique (número 15) descreve os protagonistas da série para TV turca Noor, que, segundo a publicação, “tem registrado uma audiência estrondosa no mundo árabe e provocado debates fervorosos sobre a vida a dois dentro do Islã”.

A série não fez tanto sucesso na Turquia, mas estourou ao ser retransmitida pelo canal da Arábia Saudita MBC4 para vários países do “mundo árabe”. Segundo o Le Monde Diplomatique, “na Arábia Saudita, na Síria, em Bahrein ou ainda no Iêmen, são incontáveis os casos de divórcio ligados à novela”.

Na Jordânia, de acordo com a matéria da revista, Noor estava na ordem do dia de uma Comissão Parlamentar, a fim de se definir uma estratégia diante de uma cultura não-islâmica.

Veja abaixo o porquê de tanto rebu (o beijo entre Mohannad e Noor – os protagonistas — teve mais de 1,8 milhão de acessos no youtube):

Para uma mente mais propensa a conspirações: Turquia (que não é exatamente um país árabe) e Arábia Saudita são aliados históricos dos EUA naquela parte do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s