Uma tarde no Complexo da Maré

2976118363_da8513a284_m

Foto: Alex G

Esta semana estive no Complexo da Maré, para um documentário sobre favelas cariocas. A Maré é uma favela horizontal, onde moram cerca de 200 mil pessoas. Na verdade, trata-se de um conjunto de favelas.

É um local tenso. Tivemos que interromper a filmagem por conta de um tiroteio. Ouvi os tiros – ao longe, rajadas – e não senti exatamente medo, mas apreensão.

A favela é um lugar muito dinâmico, muito instável. As combinações mudam o tempo todo. Há o lado do medo (da violência, da disputa de facções por territórios), mas há o lado vibrante – muito comércio, muita gente nas ruas.  Antes de partirmos ainda tomamos uma cerveja em uma birosca.

A Maré é muito organizada; mantêm sede lá instituições importantes como o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) e o Observatório de Favelas. Um museu local (aberto a visitas) expõe fotos e reproduções de como eram as casas (sobre palafitas) no início da ocupação, na década de 1940.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Cidadania

2 Respostas para “Uma tarde no Complexo da Maré

  1. é a maré é lugar brilhante,vivo lá a 15 anos,sei que é lugar que vc tem que saber viver,mais lá tem pessoas ótimas,adoro morar lá,pois dali já sairam muitas estrelas,como por exemplo(charles,ex cruzeiro,hoje jogando no futebol europeu-lokomotiv da russia)mais também ja perdi muito amigos de infancia,que se iludiram com o trafico e perderam a vida muito novos,infelizmente é assim a realidade,espero um dia fazer um documentario da maré,pq ja passei por muitas histórias ali dentro e sei como é a realidade,eu hoje viajo na europa suecia,conhecendo o mundo,mais a minha raiz fica ali dentro pra sempre:prazer meu nome é lenilson pinheiro 22 anos,habitante:baixa do sapateiro,complexo da maré……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s