Enquanto isso, em Kandahar…

Não por acaso, a agência iraniana Irna, dá destaque nesta quarta-feira para um ataque de aviões americanos ao vilarejo de Wech Baghtu, na província de Kandahar, no Afeganistão, na última segunda-feira, que deixou (e aqui são notícias de guerra, jamais totalmente confiáveis) 37 pessoas mortas em uma festa de casamento. A agência (a Associated Press também produziu matéria no local) destaca que o primeiro pedido do presidente afegão, Hamid Karzai, ao recém-eleito Barack Obama, em entrevista coletiva hoje, foi para que se cessem os ataques com vítimas civis no país.

O destaque dado pela Irna ao ocorrido (bem como, possivelmente, a própria declaração de Karzai) não é inocente: Obama prometeu em campanha deslocar o foco da guerra do Iraque para o Afeganistão, particularmente em áreas de fronteira com o Paquistão.

Em termos de defesa de interesses americanos ao redor do globo (por via militar, inclusive), democratas (Lyndon Johnson no Vietnã; Clinton na Bósnia) e republicanos não guardam grandes diferenças entre si…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mídia, Política Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s