Richard Barbrook e o que dirão os historiadores?

Imagem: Alex Veness

 

Às vezes gosto de imaginar o que dirão, daqui a 200 ou 300 anos, os historiadores a respeito da época em que vivemos.

Em 1999, em Londres, perguntei isto ao professor Richard Barbrook, um pensador interessante sobre a Internet. Barbrook é uma cara simpático que mora em Kilburn, no norte de Londres e a entrevista foi publicada no caderno Mais!, da Folha de São Paulo.

Quase uma década depois acho que a resposta continua interessante, veja:

 

Folha – O que o sr. acha que um historiador no ano de 2200 vai dizer quando olhar para trás e analisar este final de milênio?

Barbrook – Acho que ele vai ter dificuldade em entender que nós usávamos dinheiro. O mesmo tipo de dificuldade que temos em imaginar hoje em dia como eram as relações feudais de suserania e vassalagem.

O que eu acho interessante é que esta utopia da “economia da doação” (gift economy) não é algo apocalíptico, dramático, com pessoas agitando bandeiras nas ruas -uma visão corrente da transição para uma sociedade utópica. Do meu ponto de vista, é algo banal e mundano e que está sendo feito a partir da prática cotidiana das pessoas.

 

*******  

 

E por falar em perspectiva temporal, o jornalista Ricardo Lombardi, em seu blog Desculpe a Poeira, traz uma dica interessante; a revista Wired montou uma linha do tempo online sobre a crise financeira atual. Pode ser uma fonte rápida de consulta sobre os fatos principais da crise (embora recomenda-se, sempre, separar o joio do trigo para se chegar às boas informações…).

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cidadania, História, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s