Bezerra de Menezes, o Político

Carlos Vereza, como Dr. Bezerra

Carlos Vereza, como Dr. Bezerra

 

 

 

O Filme-fenômeno (mais de 260 mil espectadores até o momento) “Bezerra de Menezes: Diário de um Espírito” pode ser visto também nas entrelinhas ou, se isso não é possível, nos “entreframes”. Como seu protagonista (médico cearense propagador do espiritismo no século XIX e que foi deputado no Rio de Janeiro), é um filme político. E por quê? Por conta do último frame.

 

Explico: o filme emociona com a história de Bezerra (interpretado por Carlos Vereza), envolve o espectador até o momento de sua morte (ou desaparecimento) e termina – após sessão de depoimentos sobre o médico e cenas de Chico Xavier – com uma conclamação contra o aborto, em frase atribuída a Madre Teresa de Calcutá.

 

O filme não fala em aborto, não passa perto do tema. A mensagem-final pega o espectador de surpresa (e ainda absorto pela comoção). É curioso que as críticas do filme na imprensa (Globo, JB, Época) não tenham, ao menos, citado este detalhe.

 

Fiquei curioso e esperei as legendas. Aí explica-se.

 

Projeto da Associação Estação da Luz (instituição de cunho espiritista criada em 2004 na cidade de Eusébio, Ceará), a fita tem entre seus apoiadores culturais o Movimento Brasil Sem Aborto, que vem desenvolvendo nestas eleições uma campanha de cidadania “pela vida” (que inclui o recolhimento de assinaturas; lista de candidatos “pela vida”, entre outras iniciativas). Apóiam também a TV Mundo Maior (emissora da Fundação Espírita André Luiz), a “Movida” (que realiza exposições “pela vida” em algumas cidades), entre outras.

 

Nada contra filmes com mensagens políticas. Mas é um detalhe digno de nota.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura, Mulheres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s